A Russia doa 3 helicópteros para Ahmad Shah Masoud

Por M.T.ALAM
The Frontier Post, Agosto 17,1998

Peshawar-Em uma jogada para conter os avanços do Taliban em direção as fortalezas escondidas da Aliança do Norte, A Rússia noticiou que a Aliança do Norte providenciou 3 helicópteros de carga militares para Ahmad Shah Masoud, os helicópteros mudaram de endereço após uma reunião que foi concluída 10 dias atrás em Taskent, capital do Usbequistão, foi noticiada pelo seu presidente Islam Karimov, pelo primeiro ministro suplente da Rússia e pelo chefe de estado maior do exército russo. Esta importante reunião foi assistida por outros líderes e foi concluída na base aérea de Kolab. Além de ter sido assistida pelos oficiais máximos russos, o encontro foi também assistido pelos representantes da repúblicas centro asiáticas. Dr. Abud que é auxiliar do primeiro ministro do gabinete interior do Presidente afegão Burgh Rabbani´s também assistiu ao encontro.

As agências de notícias Sahaar que fica em Peshawar anunciou que a Rússia prometeu entregar 8 helicópteros 4 M-35 e 4 m-24 para suprir as necessidades de armas e munição e levar a cabo as operações militares localizadas em território Taliban. Dos 8 helicópteros, 4 deles modelo 4 m-35 já foram recebidos por Masoud no vale Punjher na última Quinta-feira, enquanto que os outros 4 helicópteros modelo M-24 serão entregues em 2 ou 3 dias. Os M-24 são helicópteros lançadores de balas e podem ser usados para levar a cabo operações militares. A Rússia precisa dobrar este número para 16 helicópteros se continuarem os avanços do Taliban, a agência de notícias Sahaar divulgou esta nota segundo fontes da Aliança do Norte e também que Masoud tem 7 helicópteros em sua esquadrilha aérea, 2 deles são para seu uso pessoal, enquanto os outros 5 são para os aliados de Masoud. Estes helicópteros da sua esquadrilha estão em grande parte, provendo reforço para seus aliados que estão travando uma guerra contra o Taliban nos vales e nas províncias ocidentais do Afeganistão como Kumar, Lengmar e Nungkarbar. As autoridades russas providenciaram 4 helicópteros para Masoud algum tempo atrás quando um forte terremoto sacudiu o norte do Afeganistão. Apesar desses helicópteros terem sido usados para operações militares.

Apesar desses helicópteros terem sido usados para operações militares. A base aérea de Kolab no Tadjiquistão, onde foram entregues 4 helicópteros M-35 foi usada para as operações de Masoud, segundo fontes afegãs em Peshawar.





h t t p : / / w w w . r a w a . o r g